quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vaticano é dono oculto de imóveis caros em Londres


Poucos turistas em visita a Londres imaginariam que as instalações da refinada joalheria Bulgari em New Bond Street têm qualquer conexão com o papa. O mesmo vale para a sede do próspero banco de investimento Altium Capital, na esquina de St. James' Square e Pall Mall.

Mas esses edifícios de escritórios em um dos bairros mais caros de Londres são parte de um surpreendente império secreto de imóveis comerciais do Vaticano.

Por trás de uma estrutura disfarçada por companhias de paraísos fiscais, a carteira internacional de imóveis da igreja foi expandida ao longo dos anos, com o uso de dinheiro pago originalmente por Mussolini em troca do reconhecimento do regime fascista pelo papa, em 1929.


Desde então, o valor internacional desse patrimônio criado com a ajuda de Mussolini vem crescendo até atingir os 500 milhões de libras.

Em 2006, no auge da mais recente bolha imobiliária, o Vaticano investiu 15 milhões de libras desse dinheiro para adquirir o imóvel do nº 30, St. James' Square. Outros imóveis britânicos controlados pela igreja ficam em 168 New Bond Street e na cidade de Coventry. O Vaticano também controla edifícios de apartamentos em Paris e na Suíça.

O aspecto surpreendente da história, para alguns, será o esforço do Vaticano para preservar o sigilo sobre os milhões de Mussolini. O edifício da St. James' Square foi adquirido por uma empresa chamada British Grolux Investment, que detém outros imóveis no Reino Unido.

O registro de empresas britânico não revela os verdadeiros proprietários da empresa e não menciona o Vaticano.

Menciona dois acionistas nominais, ambos proeminentes executivos bancários católicos: John Varley, que até recentemente presidia o Barclays Bank, e Robin Herbert, ex-executivo do banco de investimento Leopold Joseph.

O "Guardian" enviou cartas a ambos perguntando a quem eles representavam, mas não recebeu respostas. A lei britânica permite que os verdadeiros proprietários de uma empresa sejam protegidos por sócios nominais.

BANQUEIRO

Os investimentos com o dinheiro de Mussolini no Reino Unido são controlados hoje, em companhia de outras propriedades europeias e de uma subsidiária de câmbio, por um funcionário do Vaticano em Roma, Paolo Mennini, que opera como banqueiro de investimento do papa.

Mennini comanda uma divisão especial do Vaticano, a divisão extraordinária da Amministrazione del Patrimonio della Sede Apostolica, que administra o chamado "patrimônio da Santa Sé".

De acordo com um relatório do Conselho da Europa no ano passado, que investigou os controles financeiros do Vaticano, os ativos controlados pela divisão de Mennini superam € 680 milhões.

Embora o sigilo quanto à origem fascista da riqueza papal pudesse ser compreensível durante a guerra, o que fica menos claro é o motivo para que o Vaticano tenha continuado a guardar segredo sobre suas propriedades em Londres mesmo depois que sua estrutura financeira foi reorganizada, em 1999.

O "Guardian" perguntou ao representante do Vaticano em Londres, o núncio apostólico Antonio Mennini, por que o papado continuava a manter tanto segredo sobre seus investimentos imobiliários na cidade. Também perguntou em que o papa gastava a receita gerada por eles.

Confirmando sua tradição de silêncio sobre o tema, um porta-voz da Igreja Católica afirmou que o núncio nada tinha a declarar.



DO "GUARDIAN" Tradução de PAULO MIGLIACCI/folha/Uol

18 comentários:

  1. Parem de denegrir a imagem da Santa Igreja Católica Apostólica , a Santa Sé (cidade Estado do Vaticano) é independente da Igreja ! Por favor , antes de sair publicando qlqer merda seu jornalista desinformado vá estudar ! Essa perseguição a Santa Igreja tem que ACABAR !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. quem é vc pra falar da Santa Igreja , acorda meu querido minha igreja existe a mais de 2000 anos , não foi uma obra não meu querido , jesus pregou o evangelho , fez milagres , foi morto , ressucitou ao terceiro dia , subiu aos céus !valeu champz :*

      Excluir
    3. E, se sua igreja é tão "Santa", porque ela foi a igreja que matou 50 Milhões de pessoas na Idade Média ? e porque, alguém fora do clero, lesse a Bíblia era condenado a morte ?? Reveja seus conceitos antes de defender sua tese (y)

      Excluir
  2. Andrè se informa!! eu moro aqui na italia e os proprios italianos querido nao soportao a mafia que esiste no vaticano! Nao è difamaçao contra a fè ou a religiao mais contra esses porcos que falam no nome de Deus e sao podres de ricos enquanto tem criança morrendo de fome!!!Aqui todo mundo e conciente do que o vaticano è! Porque nao o resto do mundo! Cada um te a sua verdade e direito de dizer sim o que esta ancontecendo! O vaticano è o maior banco no mundo e o mais rico, milionario que esiste na terra!!! okkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja estudou ética por acaso ? Não adianta , aqui é o maior país catolico do mundo , e vai continuar sendo ,Graças à Deus , vc pode dizer o que vc quiser sr. da verdade , seguimos o evangelho , e isso que importa ,SER DE POUCA FÉ ! ESPERO QUE AI TAMBEM TENHAM CONSIENCIA DISSO : “Quando aconteceu a revolução na Alemanha, olhei com confiança as universidades, pois sabia que sempre se orgulharam de sua devoção por causa da verdade. Mas as universidades foram amordaçadas. Então, confiei nos grandes editores dos diários que proclamavam seu amor pela liberdade. Mas, do mesmo modo que as universidades, também eles tiveram que se calar, sufocados em poucas semanas. Somente a Igreja permaneceu firme, em pé, para fechar o caminho às campanhas de Hitler que pretendiam suprimir a verdade. Antes eu nunca havia experimentado um interesse particular pela Igreja, mas agora sinto por ela um grande afeto e admiração, porque a Igreja foi à única que teve a valentia e a constância para defender a verdade intelectual e a liberdade moral.” ALBERT EINSTEIN :*

      Excluir
  3. Ateu e Gay é assim mesmo...garanto que é do Edir ou do Apóstolo essa besta...ou Judeu....mas independente disso, é uma taipa de burro....cretino...

    ResponderExcluir
  4. O que foi mesmo a santa inquisição, alguém me explica!!!!???????????

    ResponderExcluir
  5. melhor nem jogar perolas aos porcos. o pior cego é aquele que não quer ver.

    ResponderExcluir
  6. não da para debater com quem não tem argumentos ! Mentes fechadas , seres de pouca fé ! beijos , Deus estaja convosco !

    ResponderExcluir
  7. esse andré tem problemas, mente fechada? quem é o maior acionista da Pirelli? qual o maior banco do mundo? qual maior acervo artistico do mundo? vc ja viu onde estão localizados os terrenos das igrejas católicas? somente centro ou centro comercial. a fé é uma coisa, os homens da fé são outra, a fé é pura mas a igreja católica é podre!!!

    vc sabe pq padre nao podia casar? vc nao sabe né? pra evitar que tenham filhos que tenham direito sobre algum patrimônio da igreja.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Apagaram meu cometário, este andré simões é um UM DÉBIL!!!
    O apóstolo Pedro nunca fundou o catolicismo, e o tal paganismo romano não tem 2000 mil anos...
    E o pior tipo de criatura é esta que mesmo sabendo da verdade, teima em seguir fábulas profanas de velhos safados e pedófilos...
    Se eu citar todos os abusos, mentiras e enganos que o tal catolicismo romano cometeu que nada mais é que a grande babilônia ficaria digitando até...........
    A palavra de D'us é a única verdade, e os católicos não a seguem, a deturpam, manipulam, e escrevem livros e livretos que são estes os dogmas da tal seita católica.
    Não seguem a bíblia como a autoridade máxima de sua fé, mas sim as ordenanças e descalabros do vaticano.
    Palhaçada, o catolicismo no Brasil esta indo para o bueiro, a cada dia perde mais fiéis, e isto é o começo da queda da grande babilônia!!!

    ResponderExcluir
  11. Alguém aqui pode dizer o que alguma igreja, já fez para ajudar algum cristão ou ateu no mundo? Qual é a escola Marista que não cobra mensalidade dos alunos? Qual é o hospital administrado pelas irmãs de caridade que dispensam atendimento gratuito aos necessitados sem antes exigir um cheque de caução na recepção? Qual é a igreja que está empenhada em recuperar drogados? Só tenho visto todos esse padres, pastores e apóstolos ou o diabo que o parta, pedindo dinheiro descaradamente para pessoas que não tem nem onde cair mortas. Por que o papa não vende aquela cadeira de ouro para ajudar o próximo? Será que sua bunda é diferente dos demais seres humanos? Alguém já leu que o bispo Edir Macedo, ou qualquer outro chefão religioso, construiu alguma escola? Ou que vendeu milhões de livros e doou parte do dinheiro para alguma instituição de caridade? Não, não e não. E não pensem que é só no Brasil que existem idiotas que enchem esses caras de dinheiro, isso está acontecendo em todos os cantos do mundo, E para acabar com essas ratazanas, só com uma atitude em massa, criando uma instituição que atue no sentido oposto desses oportunistas. Uma mudança radical inclusive nos meios políticos, pois é dai que emana todo poder dessa gente que teve a preocupação de minar o mais alto escalão elegendo senadores e deputados.

    ResponderExcluir
  12. Igrejas deixam as pessoas alienadas. '-' Pode se definir que ''Igrejas'' São tipos de monopólios orquestrados com um toque pesado de manipulação em nome de Deus.

    ResponderExcluir