quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Procura-se barriga de aluguel para bebê Neandertal

Geralmente vistos como uma espécie primitiva e bruta, o geneticista George Church, professor da Faculdade de Medicina de Harvard (EUA), os vê na verdade como seres muito inteligentes e acredita que poderia os trazer de volta à vida – só precisa de uma “mulher aventureira” e disposta a dar à luz a um Neandertal.
Church, 58 anos, um dos mais importantes cientistas do campo da genética no mundo, disse ao jornal alemão Der Spiegel que está buscando uma voluntária para ajudar a trazer o parente mais próximo dos humanos, extinto a 33.000 anos atrás, de volta à vida. O processo não seria legal em muitos países, já que envolve o uso de DNA extraído de fósseis e clonagem.

O processo

Segundo Church, a técnica envolveria a criação artificial de DNA a partir de material fossilizado, e a introdução deste DNA em células-tronco humanas.
“Eu já consegui extrair DNA suficiente de ossos fósseis para reconstruir o DNA desta espécie extinta. Agora, eu preciso de uma mulher aventureira”, disse.
O professor afirma que poderia introduzir partes do genoma Neandertal a células-tronco humanas, e cloná-las para criar um feto, implantando então o embrião humano em fases iniciais da vida em uma mulher.
As células-tronco, ou estaminais, devem dirigir o desenvolvimento do embrião híbrido em linhas Neandertais, ao invés de humanas.

Church ajudou a iniciar o Projeto Genoma Humano no qual o DNA humano foi mapeado, e é muito respeitado em seu campo. Ele diz que, se clonamos animais, por que não podemos clonar humanos?
Seus comentários, no entanto, tem tudo pra provocar polêmica, não só na área de genética, mas na população em geral.
O principal argumento contra sua proposta é que, nem sempre porque somos capazes de fazer algo, deveríamos fazê-lo. Há quem acredite que o ressurgimento de outra espécie humana poderia criar uma concorrência que levaria à nossa extinção. É isso que alguns pensam que ocorreu no passado: nosso surgimento levou os Neandertais à extinção. Quem garante que, se eles voltarem, não seremos nós que sumiremos da face do planeta?

Melhorando a sociedade

Church não pensa nos Neandertais como concorrência, mas sim acredita que eles acrescentariam à vida na Terra, aumentando a nossa diversidade e melhorando a sociedade.
Segundo o geneticista, os Neandertais podem pensar de maneira diferente do que nós. “Nós sabemos que eles tinham um tamanho craniano maior. Eles poderiam até mesmo ser mais inteligentes do que nós”, opina. “Quando chegar a hora de lidar com uma epidemia, por exemplo, é concebível que sua maneira de pensar possa ser benéfica. Eles poderiam até mesmo criar uma cultura neo-Neandertal nova, e tornar-se uma força política significante. O objetivo principal é aumentar a diversidade. A única coisa que é ruim para a sociedade é baixa diversidade”, argumenta.

Ele também acha que a alteração do genoma humano poderia fornecer respostas para a cura de doenças como câncer e HIV, além de ser a chave para vivermos até os 120 anos.
“Uma das coisas a se fazer é projetar nossas células para que elas tenham uma menor probabilidade de câncer. Então, uma vez que temos uma probabilidade menor de câncer, você pode aumentar suas propriedades de autorrenovação, a fim de que elas tenham uma menor probabilidade de senescência (envelhecimento)”, afirmou.
Cientistas reconstruíram o genoma Neandertal por volta de 2009. Nesse mesmo ano, um tipo extinto de cabra, íbex, foi clonado a partir de uma amostra de pele congelada, embora tenha morrido imediatamente após o processo.
Assim, parece possível que uma criança Neandertal seja eventualmente clonada, embora também seja preciso uma mãe Homo sapiens para transportá-la e pari-la.
Church não entende “por que tantas pessoas ficam tão profundamente chateadas com esses tipos de tecnologias”, já que o conceito de espécie biológica está mudando mesmo. Até agora, o senso comum é de que as pessoas não podem trocar DNA com outras espécies biológicas. “Mas essa barreira vai cair”, profecia.
Apesar das ideias de Church se assemelharem às mostradas em filmes como Jurassic Park, recriar ancestrais humanos mais antigos ou dinossauros não faz parte das propostas do geneticista, porque o limite de idade útil do DNA é de cerca de um milhão de anos.
E aí? Alguma voluntária?




Fonte: [Telegraph, TheMarySue, DailyMail / ypescience]






32 comentários:

  1. kkkk Me diz pra qe voltar ao passado?!
    Só uma louca mesmo pra acc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce nao leu o texto? o genoma neandertal eh diferente do nosso, entao poderia encontrar cura pra doenças a partir da utilização do genoma, alem de outras coisas, como permitir o ser humano a atingir uma idade muito mais avançada

      Excluir
  2. Respostas
    1. vc q é ridiculo... é mais um passo importante nas nossAS vidas!

      Excluir
    2. Diego, pare e pensa, qual seria o lugar desse ser em nosso meio hoje, claro que seria mais um ser vivo gerado para ser pesquisado/estudado, tem noção de que existe sentimentos, dores etc....eu sou contra, pq pesquisas em fósseis, descobrir nosso passado, nossa história sou totalmente a favor, mais brincar de Deus acho demais. Imagino a mulher que topará uma coisa dessas, com certeza será por dinheiro e não por amor a ciência, pq é horrível isso. Espero que vc tenha compreendido meu ponto de vista.

      Excluir
    3. compreendo seu ponto de vista, ninguém ira maltratar o ser, só por que ele esta sendo gerado "artificialmente", oque na verdade não é 100% verdade, ele esta na terra a 33k anos, não foi o ser humano que o preservou, o fator contrariante na minha opinião seria a clonagem, mais não a outra forma, porém será um ser vivo como outro qualquer, não é por isso que ele deverá ser maltratado.

      Excluir
    4. Eu também acho que vão maltrata-lô e vão usá-lo como cobaia! Eu concordo e acho a ideia muito legal, mas os humanos são ruins demais =/

      Excluir
  3. Tem q pensar também o seguinte, o mundo em q eles viviam era diferente, o clima era diferente, e todo o cenário mudou, onde viveria um ser antepassado no mundo moderno de hj, quem iria cuidá-lo até sua morte, cmo iria ter uma parceira(o), ja que necessitamos disso, que tipo de alimentação teria e etc. Então não é simplesmente retornar um ser desse à vida, se são cientistas, têm q pensar em tudo isso e muitíssimo mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce acha que os caras nao pensaram? cientistas sao todos inuteis, bom e voce!

      Excluir
    2. Concordo plenamente como o Jairo, pois, como essa criatura se sentiria? Como uma aberração é obvio... Essa criatura não seria integrada a sociedade, seria uma cobaia de laboratório estudada dia e noite... Pensem em uma criança com características diferentes das outras, fadada a uma vida de rato de laboratório, isso é antiético e deveria ser considerado crime.

      Excluir
    3. verdade Renzo, é obvio que os cientistas sabem como funciona, e outra coisa, oque interferi na maior parte dos hábitos de um ser é sua criação e seu desenvolvimento, se ele realmente tiver uma atividade cerebral maior que a gente, você não precisa se preocupar com ele, que provavelmente ele saberia se virar melhor do que a gente.

      Excluir
  4. http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/geneticista-desmente-que-estaria-procurando-mulher-para-gerar-um-bebe-neandertal

    ResponderExcluir
  5. Eu não vou discordar disto, porque sou humilde o suficiente pra diser que eu não sou mais que um professor da Harvard (EUA... eu acho que ele tem muito mais credibilidade pra falar desse assunto, e realmente o mundo precisa de mais diversidade; Eu concordo e acredito que essa ideia pde mudar nossas vidas...

    ResponderExcluir
  6. É preciso olhar situação de uma forma ampla e sistêmica... Qual seria a consequência de recriar criaturas do passado?, não compete aos seres humanos criar ou recriar criaturas, isso é um processo natural que não deve ser interferido. A evolução é processo necessário que só acontece quando se olha para o futuro e não para o passado...

    ResponderExcluir
  7. Ridículo!!! isso vai ser mt prejudicial,pois se a nossa espécie é dividida e chegar os neanterdais,vai piorar nossas relações vão piorar e muito!

    ResponderExcluir
  8. Não seria justo para o SER que fosse nascer, ja chega nascer sem pedir, ainda mas com essa cara, ninguem tem esse direito, trazer um ser com essas caracteriscas, essa pessoa seria infeliz, vão procurar a cura para o cancer e parar de gastar dinheiro com essa besteira.

    ResponderExcluir
  9. eu aceito qtos vão me pagar kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Se a espécie dele fosse tão boa eles não teriam sido extinto!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles eram bons, quem era ruim era nós que matamos eles no passado hahhaha

      Excluir
    2. nos não matamos eles,eles que não se adaptaram as mudanças ambientais e não aguentaram a competição, seguirão o caminho de serem grandes e burros de mais

      Excluir
  11. Acho interessante trazer essa espécie de volta a vida, nao vejo nenhum problema, talvéz a extinçao deles no passado e a continuaçao da nosssa espécie tenha sido um grande erro, vejam só em q os seres humanos atuais transformaram o nosso planeta, talvés essa espécie seja a soluçao pra acabar com vários problemas q atingem o mundo e a espécie moderna atual,espero q apareça logo essa voluntária e gere esse ser q pode transformar pra melhor nosso mundo.

    ResponderExcluir
  12. O objetivo principal é aumentar a diversidade.

    Quanta palhaçada!

    Recriar uma pessoa, e se essa pessoa não nascer como o previsto?
    e se ele virar uma aberração?
    Já pensou no constrangimento, e complexos que essa vida que não
    pediu para nascer pode ter?

    Esse "Church" devia gastar seu tempo com obras sociais,
    ao invés de perdê-lo com bizarrices !

    ResponderExcluir
  13. Deus me livre imagine o que vai sair ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas .. se me oferecer tipo uns bilhões quem sabe ....kkkkkkkk vai que cola né .... acho meio difícil.....

    ResponderExcluir
  14. Isso não daria certo ,até porque a capacitação de que nós seres temos hoje iria influenciar no nascimento deste Neandertal (Eu acho que este cientista esta brincando com a sociedade )Não esta lá para resolver os problemas de paciente com problemas de doenças ,Que ganhar fama encima de polemicas .

    ResponderExcluir
  15. eu não sou a pessoa mais inteligente para comentar este assunto mas em fim já pensou eles traz essa criatura de volta cara ele vai ser usado como cobaias em remédios vacinas etc qui nem ratos de laboratórios mas para e pensa esse ser tem sentimentos também só digo uma coisa e melhor não mexer com que ta quieto kkkk isso ta me lembrando o filme Frankenstein

    ResponderExcluir